Dia 1: Lisboa ou Porto - Istambul
Comparência no respetivo aeroporto 3 horas antes do horário do voo. Formalidades de check-in e embarque em voo regular com destino a Istambul. Procedimentos de vistos e transfer ao hotel selecionado. Alojamento.
Comparência no respetivo aeroporto 3 horas antes do horário do voo. Formalidades de check-in e embarque em voo regular com destino a Istambul. Procedimentos de vistos e transfer ao hotel selecionado. Alojamento.
Pequeno-almoço. Meio dia de visita ao “CORNO DE OURO”. A visita começa com uma panorâmica dos pitorescos e coloridos bairros de Ferner e Balat, protegidos pela UNESCO e considerados os primeiros assentamentos da antiga Constantinopla. De seguida, passeio pelas margens do Corno de Ouro e visita à Igreja de Ferro de Santo Estevão, igreja ortodoxa búlgara numa cidade turca, relacionada com a luta pela independência eclesiástica dos anos 30 e 40 do século XIX, sendo a única igreja ortodoxa no mundo construída em ferro fundido. Para terminar, visita ao Grande Bazar, com mais de 4500 lojas agrupadas por áreas especializadas em diferentes produtos: joalharia, roupas, entre outras. Aqui termina a excursão. Tarde livre para percorrer a cidade ou para realizar a excursão opcional “Istambul Clássica” (não incluído, a tratar localmente). Alojamento.
Pequeno-almoço no hotel. Meio dia de visita “BIZANTINA”. A visita começa com a Mesquita de Solimão (Mesquita Süleymaniye), considerada a mais bonita das mesquitas imperiais de Istambul, foi construída entre os anos 1550 e 1557 por Sinán, o famoso arquiteto da Idade de Ouro otomana. A visita prossegue com as antigas muralhas de Constantinopla na atual Porta de Mevlana, construídas por ordem do Imperador Teodósio II no ano de 413. Estes sólidos muros com a altura de vários andares e com uma espessura entre 3 a 6 metros, protegiam a cidade dos constantes ataques dos hunos, búlgaros, russos, árabes, godos e turcos. Os muros apenas foram ultrapassados em duas ocasiões: pelos Cruzados em 1204 e por Mehmet “o Conquistador” em 1453. De seguida, visita ao Mosteiro da Virgem da Fonte. Segundo os historiadores Procopio e Cedrenus, a igreja foi construída originalmente por ordem do imperador Justiniano nos últimos anos do seu reinado, próximo a uma fonte de água - anteriormente conhecida como “fonte dos milagres” – ao lado de um poço sagrado situado fora das muralhas de Teodósio II, junto ao local que corresponde actualmente à Porta de Silivri.
A excursão termina em Eminönü, o principal acesso à cidade nos tempos bizantinos e otomanos, que é, nos tempos atuais, uma zona bastante movimentada, onde se encontra o Mercado Egípcio, também conhecido como Bazar das Especiarias. O regresso ao hotel é feito por conta própria. Tarde livre para percorrer a cidade ou para realizar a excursão opcional ao “Bósforo” (não incluído, a tratar com o guia). Alojamento.
Dia inteiramente livre para atividades de caráter pessoal. Alojamento.
Depois do pequeno-almoço, em horário a combinar localmente, saída em autocarro com destino a Ankara, capital da República da Turquia. Visita ao Museu das Civilizações da Anatólia, localizado nas imediações do Castelo de Ankara. Este museu arqueológico é famoso sobretudo pela sua coleção de artefactos hititas. Continuação da viagem em autocarro até à Capadócia. Chegada, jantar e alojamento.
*Opcionalmente o trajecto Istambul/Capadócia poderá ser feito em voo doméstico (sujeito a suplemento). No entanto, neste caso não seria feita a paragem em Ankara, nem a visita ao Museu das Civilizações:
Em horário a combinar, transporte ao aeroporto para embarque em voo regular com destino à Capadócia. Chegada e transporte até ao hotel da categoria selecionada. Jantar e alojamento.
Possibilidade de efectuar uma visita opcional: fantástico passeio em balão de ar quente, ao amanhecer (não incluído e sujeito a condições atmosféricas adequadas).
Pequeno-almoço. Saída para visitar a região da Capadócia, onde nasceu São Jorge, que combina a beleza da natureza com locais de grande interesse cultural. Esta fantástica região, com a sua fascinante e original paisagem, foi formada há 3 milhões de anos por lava expelida dos Vulcões Erciyes e Hasan. O percurso começa com um passeio pelo fascinante Vale de Derwent, conhecido como o vale das “chaminés das fadas”, onde a erosão das pedras pelo vento e pela acção da água sobre o terreno vulcânico, deu origem a uma paisagem espectacular, formada por pedras pontiagudas, cones e obeliscos. De seguida, visita à cidade subterrânea de Ozkonak (ou outra similar), construída pelas comunidades Cristãs para se protegerem dos ataques árabes. Paragem numa oficina de tapetes e kilims. A próxima visita é o Museu a Céu Aberto de Göreme, que conserva um impressionante conjunto de igrejas, capelas e mosteiros escavados na rocha com frescos pertencentes ao séc. XI, que foram declarados Património da Humanidade pela UNESCO. Pela tarde, visita panorâmica às espectaculares paisagens vulcânicas de Avcilar e de Güvercinlik, para admirar a maravilhosa vista panorâmica do castelo de Uchisar, situado no topo de um promontório de rocha volcânica perfurado por tunéis e janelas. Paragem numa oficina de artesanato de decoração e jóias. Regresso ao hotel. Jantar e alojamento.
Pela noite, opcionalmente é possível assistir a um espectáculo de danças folclóricas turcas (não incluído).
Pequeno-almoço. Saída para ver as famosas “Três Belezas de Ürgüp”, onde se podem ver as formações rochosas em forma de cogumelo e uma panorâmica da cidade de Ürgüp. De seguida, visita à pequena e bonita povoação de Ortahisar, com destaque para o seu magnífico castelo. Localizado no centro da cidade, esta construção rochosa de 18 metros de altura, que serviu de fortaleza em tempos bizantinos, reabriu após um projecto de restauração que estabilizou o edifício em ruínas. Pela tarde, continuação com a visita ao vale Zelve, formado por 2 desfiladeiros, em tempos o local onde conviveram cristãos e muçulmanos até 1924. O lado direito do desfiladeiro é em tons rosados e o lado esquerdo do desfiladeiro é em tons brancos. Mais tarde, visita à vinha de Pasabag onde se encontram também as chamadas “Chaminés de Fadas”. Para terminar, paragem num local nde se fazem desfiles e se vendem roupas de pele. Regresso ao hotel. Jantar e alojamento.
Pela noite, opcionalmente, é possível assistir a uma cerimónia (sema) de derviches dançantes (não incluído).
Pequeno-almoço (dependendo do horário de saída do voo). Em horário a combinar, transfer ao aeroporto para embarque em voo regular com destino a Lisboa ou Porto, efetuando escala em Istambul. FIM DE VIAGEM.
Opção B
Opção A